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Informação a base de tudo.
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Informação a base de tudo.

Informação a base de tudo.

fevereiro 26, 2018 Artigo Uncategorized 0

A informação é a base de tudo. Consiste da troca, quando é oferecido ao consumidor um produto ou serviço, temos como bem mais valioso toda a informação do que será adquirido.

No último dia 15/09 foi comemorado o dia do consumidor, aquele que faz a roda da economia girar, podendo acelerar ou desacelerar o seu negócio. Por isso lhe pergunto, se o seu produto possui informações claras, com fácil entendimento dentro de sua cadeia produtiva.

Ao longo do tempo certamente muitas reclamações que se chega a ouvidoria, são por informações faltantes, inadequadas ou o mais grave omitidas. Gerando insatisfação do cliente, cancelamento de serviços, devolução de produtos e em prejuízo financeiro.

Um dos pilares da Tecnologia da Informação é trabalhar com padronização, então por que não adotar esta filosofia a seu colaboradores? Certamente você pode estar pensando, como isso pode ser oneroso certo? Horas que o pessoas deverá ficar fora de sua estações de trabalho?

Nada disso. Uma forma muito mais simples e fácil e que com certeza se adequará ao seu orçamento.

Base de conhecimento.

A base de conhecimento consiste em um repositório de informações, que é construída ao logo do tempo em sua empresa. Não apenas links para manuais, mas o seu diferencia é que ela é alimentada por seus colaboradores, que vão conhecendo e solucionando problemas e dúvidas dos clientes.

Tendo uma breve descrição da dúvida / problema, em qual área da empresa e de como foi solucionado. Estas informações ficarão disponíveis, sempre que outra demanda houver necessidade de ser respondida.

Mas por que preciso de uma base de conhecimento?

Não importa seu segmento, mas certamente já enfrentou a situação em que um colaborador, por algum motivo se desligou da empresa. Normalmente nesse caso o que fica para a empresa?

O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você

O bom serviço de atendimento ao cliente depende fundamentalmente de informações, o segredo para reter conhecimento mesmo que um colaborador deixe a empresa é a base de conhecimento.

Principalmente no tempo que será economizado, para ser despendido ao treinamento de um novo colaborador, pois o ciclo sempre continua.

Manter a base atualizada é um desafio, uma vez que nem sempre os analistas compartilham conhecimento. É uma questão de cultura e hábito. A formação da base vai depender do envolvimento das pessoas, daí a necessidade da realização de campanhas e outras iniciativas sobre o tema.

Um setor de atendimento bem alinhado com as suas demandas utiliza a base de conhecimento como um subproduto para a resolução de problemas.

  • Ter respostas rápidas;
  • Redução no tempo para atendimento;
  • Reduzir o custo do atendimento;
  • Redução o stress de colaboradores;
  • Garantir que o conhecimento permaneça na empresa.

A base de conhecimento também é parte importante de uma estratégia de investimento nos colaboradores, que encontram ali as informações necessárias para evoluir e atender os clientes cada vez melhor.

“A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.” Platão

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