Certificação X Competência

Certificação X Competência

novembro 26, 2017 Artigo Uncategorized 0

Existe um grande embate sobre este tema, muito explorado no RH mas será que o seu negócio está alinhado para ter o profissional certo?

Atuo no mercado de tecnologia da informação o famoso TI, onde nossos produtos são conhecimento e tecnologia ou posso afirmar que conhecimento que gera tecnologia? Não importa gostaria de citar Steve Jobs e Bill Gates, notórios empresários com empresas conhecida mundialmente e com faturamento consolidado.

O que Jobs e Gates possui em comum?

Vocação empreendedora? Notoriedade mundial? Fortuna na área de Ti?

Nada disso algo muito mais abrangente

Nenhum deles completou sua formação acadêmica superior.

Diante deste fato eles seriam aceitos em algum cargo na sua empresa, por dúvida de suas competências para chegar em bons resultados? Estes profissionais lhe trariam insegurança na hora da contratação?

Não! Sabe porque? Eles são competentes!

Apenas por seus currículos a grande maioria de nós não os colocaria para participar de uma entrevista para cargos de Júnior. Seriam eles relegados a pilha de profissionais sem qualificação profissional, devido ao filtro de perfil definido pelo RH da sua empresa. No decorrer de minha carreira, analisei muitos currículos, entrevistas e dinâmicas, com intuito de formar equipes e encontrar talentos.

Porque não consigo encontrar “o” profissional para vaga?

Não importa a vaga que esteja aberta na empresa, cada dia que passa fica mais difícil preencher esta lacuna, mesmo com o atual número crescente de desempregados. Mas qual seria o motivo desta dificuldade?

Infelizmente uma pequena parcela de candidatos, consegue manter o que foi apresentado por seu currículo.

“Ter” um título ou determinada certificação, tornou-se mais importante que “ser” aquilo que o título ou certificado confere. Conheci gerentes que não sabiam gerenciar. Analistas que não sabiam analisar. Administradores que não sabiam administrar e assim por diante.

A maioria deles por acreditar naquilo que escreveu no seu currículo, por mais que na prática evidentemente apontar para outra direção.

“As convicções são inimigos da verdade bem mais perigosos que as mentiras. ” Friedrich Nietzsche

Temos aqui um fato de supervalorização de um título e/ou cargo, sendo ardil perigoso na potencialização da verdade, nada mais que a convicção.

Digamos que alguém que já foi um Gerente que onerou um Hospital por não saber gerenciar pessoas, logo que ele volta para o mercado teremos o título de Gerente Hospitalar certo? Mas ao chegar em uma nova oportunidade, não aprendeu com seus erros e continua a não saber gerenciar pessoas, ele terá sido uma boa aposta da nova empresa?

Ele não mentiu sobre o cargo de Gerente, mas o supervalorizou, porém o fardo de não saber gerenciar continua o acompanhando, logo a mentira em si já é algo que implica numa não verdade, no entanto, a convicção potencializa a verdade mesmo que esta seja uma mentira.

A cada dia que passa temos uma grande parcela de pessoas com formação, que se encontram fora do mercado de trabalho. O motivo? Talvez a indústria do curso superior, onde instituições acadêmicas se preocupam apenas em formar profissionais, despejando no mercado cada vez mais profissionais menos preparados. O resultado pessoas que investiram e não obtiveram o conhecimento necessário. Perdem assim as empresa que compram conhecimento que não existe. Este é o motivo do crescimento de busca para profissionais com qualificação técnica, pois estão mais capacitados que os graduados atualmente.

Ter ou Ser eis a questão?

O melhor que o profissional deve fazer é buscar o equilíbrio entre “Ter” ou “Ser”, tão importante quanto ter títulos e certificados é necessário que seja aquilo que se diz no seu currículo.

Para finalizar deixo-lhe pensar sobre o assunto, pela frase do Filósofo alemão:

“Torna-te aquilo que és.” Friedrich Nietzsche

Então qual sua preferência Certificação ou Competência para seu negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *