Os 3 Ps do Empreendedorismo: Paixão, Propósito e Perseverança.

Atualmente em nosso cenário econômico 7 entre 10 profissionais preferem ter seu próprio empreendimento a ser funcionário de uma empresa. Um dado fantástico por natureza somos empreendedor, nosso famoso jeitinho brasileiro este até mesmo na história!!

Criada oficialmente em 1943, a FEB teve de enfrentar as incertezas geradas pelos movimentos pendulares do governo de Getúlio Vargas, que  oscilou entre as partes em guerra antes de definir-se pelos aliados. As tropas tiveram também de vencer intrigas políticas, uma estrutura militar  envelhecida e, sobretudo, carências inverossímeis. No treinamento no Brasil, faltaram armas para combates simulados. (Para que se aprendesse a  lidar com explosivos, latas de goiabada fizeram as vezes de minas terrestres.)

Fonte: Site da Veja / Abril

Este desejo de empreender acaba sendo impactado pela falta de ação como justificativa de falta de recursos financeiros, que aliada com outros fatores forçam uma redução drástica onde apenas 10% dos brasileiros consigam empreender. Todos possuem muita vontade, mas pouquíssimos conseguem agir e se aventurar neste terreno inóspito. O que acaba sendo assustador, dado as dimensões de nosso país!

Crise e o aumento do desemprego

Atualmente com o aumento da taxa de desemprego, a retração do comércio e a desaceleração da economia, desenham um cenário de grandes oportunidade e muitos desafios a quem deseja empreender.

Quem está empregado busca uma forma de aumentar sua renda e os que ingressam na lista de desempregado almeja uma forma de manter seus proventos.

Independente de sua situação 3 Ps são indispensáveis e necessários:

Paixão

Sem paixão, não inicie seu negócio!

Um pensamento radical? Mas é a verdade, principalmente se pensarmos em criar algo novo e inovo. Temos que buscar algo que sejamos apaixonados, que sentimos prazer em executar, por mais dificuldades e desafios enfrentar sua satisfação será o combustível em alcançar seu objetivo.

Propósito

Tenha foco, defina muito bem seu propósito!

Aqueles que conseguem demonstrar ao mercado  e aos seus clientes deforma transparente o propósito de parceria nobre para em juntos vencer os desafios apresentados, não apenas irão vender mais, como exercem a retenção de talentos e principalmente a motivação  de seus escudeiros algo fundamental. Isso será seu diferencial do concorrente que pode está focado apenas em lucro.

Perseverança

Empreender com sucesso é perseverar!

Qualquer empreendimento em momentos de crise ou não é preciso de muito trabalho, dedicação total e resiliência que seria a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças imprevistas, ao chamado risco do negócio inerente a qualquer empreendimento.  A figura do empreendedor constantemente sofre pressões extremas. Para empreender é preciso perseverar!

Continue com sua paixão, vivencie seu propósito e persevere com negócio.

Faça acontecer! Faça diferente! 

Trabalhar em algo apaixonado irá o motivar a ir mais longe no estudo do seu mercado, mesmo sem recursos para investir em capacitação e educação hoje contamos com muita fonte de informação graças a web basta ter vontade em buscar o conhecimento.

Tenha seu plano de negócio no papel, seja realista e coerente com o propósito que definiu, durante sua jornada será necessário ajustes, procure estabelecer metas realistas, monitorando-as e se esforçando para as superar.

Valorize as pessoas que se permitem coparticipar de seu negócio, as pessoas que fazem parte de sua equipe precisam ser valorizadas, sendo familiares ou parceiros.

Assim deixo hoje vocês com uma reflexão que remete a 551 a.Cas que incrivelmente é aplicado em pleno 2015 d.c.

Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida.    ~ Confúcio pensador e filósofo Chinês 

Posted on: 11/12/2015, by : Henrique Borges
%d blogueiros gostam disto: