MEI, Pequena ou Média Empresa conheça os sinais que você precisa de suporte em TI

Para o MEI, Pequenas e Médias Empresas a tecnologia já foi algo distante, há alguns anos o investimento em um sistema de gestão ou até mesmo de um primeiro servidor, não se podia cogitar a hipótese de aquisição por conta dos custos. Mas atualmente a tecnologia é premissa básica para qualquer negócio crescer e se manter. Existem diversos fornecedores de soluções focados em oferecer produtos acessíveis e escalonáveis, ajudando assim a viabilizar proativamente os investimentos programados e não mais somente em casos de emergência.

Os investimentos feitos em tecnologia pelo MEI, Pequenos e Médios negócios , tem que trazer resultados e não simplesmente mais burocracia e complexidade nas rotinas da empresa, gerando assim prejuízos e aquisição de ferramentas com mais recursos que sua real necessidade, para isso temos que identificar os sinais  que a empresa apresenta em seus diferentes patamares:

Do patamar inicial até onde a empresa se encontra

Apesar do MEI,Pequenas e Médias Empresas ter demanda para servidores, sistema de gestão, monitoramento e outros equipamentos, acaba trazendo mais complexidade ao dia a dia do negócio, mas também significa o seu crescimento. Saber utilizar diversas versões de sistema operacionais, softwares, plugins, banco de dados e fornecedores, acaba sendo muito complicado para empresas com equipe enxutas, onde também acaba por vitimar um usuário com “mais” conhecimento de informática, para ser “o cara do ti” tirando assim o foco do negócio. Este pequeno resumo de atividades cotidianas do Ti demandam profissionais especializados, não apenas no suporte a essa realidade, mas também na implantação de boas práticas, manutenção dos ativos e buscar inovações do mercado para a empresa.

O não planejamento e principalmente a coordenação do Ti pode ter sido dispensada até um certo ponto, mas com o crescimento da empresa a constatação será que sem ativos de hardware, software e capacidade técnica a estagnação será certa, por não haver suporte ao crescimento.

O patamar presente da empresa

O dia a dia do negócio que a empresa sente na pele os problemas que uma Ti mal administrada pode trazer nos quesitos:

  • Disponibilidade: O sistema fica fora, o link de internet cai, a empresa fica sem telefonia. Além do impacto que cada incidente desse traz, o usuário não tem para quem pedir ajuda, e muitas vezes o problema é resolvido e ninguém sabe como, nem o que causou;
  • Segurança: Informações vazam da empresa, a rede sofre ataques de vírus, phishing, spam e, além de causar paradas na operação, tudo isso contribui para a queda na confiabilidade e na qualidade dos serviços prestados;
  • Desempenho: A equipe é prejudicada pelos itens acima, bem como por rede lenta e equipamentos que funcionam abaixo da capacidade, e tem sua produtividade prejudicada e potencial desperdiçado;
  • Foco: Pessoas do core business precisam parar suas atividades e se aventurar com Ti – instalar software, formatar computador, arrumar impressora, ligar para operadora de telefonia para reportar problemas, etc. – e isso desvia o foco da empresa;

O patamar onde a empresa quer chegar

Todo MEI, Pequena e Média Empresa quer ir muito além do ponto que ela está, isto só será possível através de planejamento. No planejamento estratégico, a Ti tem papel primordial, já que ela irá prever e fornecer toda a capacidade tecnológica que os usuários para trabalhar. Além disso, deve prover recursos escalonáveis, com previsão que os custos não devem crescer no mesmo ritmo das receitas, assim possibilitando um crescimento lucrativo e eficiente para o negócio.

Por fim, a Ti para o MEI, Pequena e Média Empresa não se resume apenas no investimento de equipamentos e sistemas de ponta, mas também em suportar o que já existe e planejar os recursos necessários para o futuro crescimento. Se sua empresa não é de Ti, fique tranquilo e conte com a Ti-Comex.

Não importa se você é MEI, Pequena e Média empresa, além de consultoria em tecnologia, identificamos o “seu patamar”, assim provemos suporte em Ti de acordo com sua real necessidade.

 

Posted on: 02/07/2015, by : Ti-Comex
%d blogueiros gostam disto: